Brasil continua a perder competitividade

Ranking internacional com 63 nações coloca o país em 59ª posição

0

O Brasil parece não conseguir escapar da sina de piorar em termos de competitividade. Ranking elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a fundação Dom Cabral, mostra que o País está na 59ª posição entre 63 nações, tendo descido dois degraus desde a edição anterior do levantamento, publicada no ano passado.

De acordo com os autores do trabalho, empurraram o Brasil para baixo questões relacionadas a infraestrutura, oferta de mão de obra qualificada e segurança jurídica. Em contrapartida, houve estabilidade do País no que se refere a investimento em inovação, considerando tanto os esforços dos setores público e privado. Esses investimentos, no entanto, não têm sido suficientes para compensar os pontos negativos, o que mantém o Brasil entre os países menos competitivos do mundo.

O país líder do ranking é a Dinamarca, seguida por Suíça e Singapura. Na ponta oposta, a nação menos competitiva entre as 63 analisadas é a Venezuela. Antes dela, aparecem, pela ordem, Argentina, Mongólia, África do Sul e Brasil.

Conforme a metodologia do ranking, são avaliadas 333 variáveis de desempenho econômico e eficiência dos governos, empresas e infraestrutura, além de indicadores macroeconômicos e entrevistas com pouco mais de 5 mil executivos de companhias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.