Novos projetos ferroviários podem vir após leilão do Trem Intercidades

Governo de São Paulo consegue viabilizar interesse por projeto ambicioso, mas apenas um consórcio entra na disputa

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Por um lado, foi possível viabilizar o leilão do ambicioso projeto de construir um trem expresso de média velocidade interligando São Paulo a Campinas (Trem Intercidades ou TIC), além de encontrar um interessado na concessão da Linha 7-Rubi (São Paulo a Jundiaí) e na construção de uma extensão desta linha, de Jundiaí a Campinas (Trem Intermetropolitano). Mas, por outro, o leilão se realizou sem concorrência e contou com apenas um interessado. De qualquer forma, o plano do governo de São Paulo é agora avançar em três outros projetos ferroviários: trens ligando São Paulo a Santos, São Paulo a Sorocaba e São Paulo a São José dos Campos.

O vencedor do leilão da parceria público-privada (PPP) do Trem Intermetropolitano/TIC/Linha 7, realizado no dia 29 de fevereiro, foi o consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela empresa chinesa CRRC (fabricante de suprimentos ferroviários) e pela Comporte (da família Constantino, controladora da Gol), que opera o metrô de Belo Horizonte desde 2023. Especialistas que acompanham o setor esperavam a participação da CCR (que teria formado consórcio com a Alstom). O processo se iniciou com 4 interessados, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A PPP prevê investimentos de 13,5 bilhões de reais – a maior parte será bancada pelo governo do Estado de São Paulo. A concorrência tinha como critério o maior desconto sobre as contraprestações anuais de 255 milhões de reais que o governo fará ao vencedor ao longo de 30 anos (prazo de duração do contrato). O valor máximo das contraprestações foi estipulado em 8 bilhões de reais. Mas o desconto oferecido ficou em apenas 0,01%. 

Com a ajuda do BNDES 

Para a execução das obras, o governo de São Paulo desembolsará ainda 8,5 bilhões de reais. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinou financiamento de 6,4 bilhões de reais para o Estado realizar os investimentos. O financiamento foi inédito por ser aprovado antes mesmo da realização do leilão.

Inicialmente marcado para o dia 28 de novembro de 2023, o leilão foi adiado e teve seu edital republicado com alguns ajustes para aumentar a atratividade da PPP para os investidores privados.

Atualmente, a Linha 7-Rubi opera entre São Paulo e Jundiaí. O vencedor terá de construir uma extensão até Campinas, com estações nas cidades de Louveira, Vinhedo de Valinhos. Este trem é parador e a viagem entre a capital e Campinas está prevista para durar cerca de 93 minutos. A expectativa é que a extensão esteja construída até 2029. Já a viagem de expressa de São Paulo a Campinas (TIC) terá duração de 64 minutos, com uma parada em Jundiaí – a previsão é que entre em operação em 2031.

Além da complexidade envolvendo desapropriações, o projeto dessa PPP é ambicioso porque envolve também investimentos por parte da MRS, que detém a concessão do transporte de carga na linha. Hoje, esta empresa opera o serviço de carga pelos trilhos da CPTM (que opera os trens de passageiros).


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