Os setores que mais atraíram recursos de investidores de capital de risco

Serviços financeiros lideram transações de venture capital e private equity no primeiro trimestre deste ano

0

Os setores de serviços financeiros, energia, tecnologia da informação, construção civil e varejo foram os que mais receberam investimentos de gestores de capital de risco no primeiro trimestre de 2022, conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCap). Ao todo, esses cinco segmentos receberam aportes de 9,4 bilhões de reais, sendo que o setor que mais atraiu recursos foi o de serviços financeiros, que levantou cerca de 3,8 bilhões de reais. Em segundo lugar, está o de energia, que arrecadou 1,7 bilhão de reais.

No total, as operações de private equity e venture capital movimentaram 11,5 bilhões de reais entre janeiro e março deste ano, crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando esse montante somou 10,7 bilhões de reais. 

No que diz respeito à divisão entre operações de private equity e venture capital, as primeiras movimentaram 5,1 bilhões de reais (salto de 170% em relação ao primeiro trimestre do ano passado) e as segundas, 6,4 bilhões de reais (decréscimo de 27% em comparação a igual intervalo de 2021).

Para o restante do ano, a manutenção do ritmo das atividades é incerto: o mercado aguarda para ver qual será o efeito do aumento dos juros no Brasil e nos Estados Unidos sobre as operações de compra e venda de participações acionárias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.