CVM e Anbima se unem para monitorar influenciadores

Entidades firmam acordo para acompanhar atuação desse público nas redes sociais

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Os influenciadores de investimentos ganharam enorme popularidade nos últimos anos, oferecendo dicas para pessoas físicas interessadas em saber mais sobre o mercado de capitais. Não à toa, é crescente o interesse da Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em acompanhar os passos desse público. As duas entidades assinaram recentemente um acordo de cooperação para monitorar pessoas que, por meio de suas redes sociais, atuam como provedoras de conteúdo sobre investimentos e podem influenciar a tomada de decisão dos aplicadores. 

O objetivo do convênio é identificar eventuais casos em que os influenciadores cruzam fronteiras e exercem atividades que requerem autorização da autarquia, como a de consultor de investimento. A tarefa se mostra relevante em função da expressividade que os influenciadores de investimentos ganharam: em junho deste ano, eles agregavam cerca de 74 milhões de seguidores, de acordo com estudo divulgado pela Anbima.

Com o convênio, a associação e a CVM passam a compartilhar uma ferramenta para análises de dados e de inteligência sobre os influenciadores. O acordo prevê ainda troca de experiências e desenvolvimento de estudos, publicações e eventos relacionados ao tema.

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