Facilidade para recebíveis de pequenas empresas

Regra do Banco Central deve melhorar condições para garantias de empréstimos

0

Regra estabelecida recentemente pelo Banco Central (BC) deve melhorar as condições para que pequenas e médias empresas usem seus recebíveis como garantia para obtenção de crédito bancário. Com a medida, os valores que recebem por meio de cartões poderão ser oferecidos como aval para empréstimos.

Noticias relacionadas
1 De 88

Desde a entrada em vigor da regra do BC, no início de junho, todas as compras feitas por meio de cartões passaram a ser cadastradas em câmaras registradoras, para que sejam atestadas a existência e a unicidade dos pagamentos. Com essas informações, os recebíveis ganham uma espécie de selo que os tornam elegíveis à categoria de garantia para crédito.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, a medida deve movimentar credenciadoras de cartões, fintechs, fundos de investimento e bancos tradicionais na busca por esse mercado que se abre. Embora a modalidade de crédito com garantia em recebíveis de cartões já seja oferecida pelas empresas que operam as “maquininhas”, o estabelecimento de um registro deve tornar as operações mais seguras — e, portanto, mais atraentes para as instituições que disponibilizam recursos para pequenas e médias empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.