Após sucesso em primeiro leilão, Sanepar se prepara para outras PPPs

Mais dois certames devem ser realizados pela companhia paranaense até o fim do ano

0

Terminou com sucesso o primeiro dos três leilões de parcerias público privadas (PPPs) que a Sanepar – companhia de saneamento do Paraná – realizou na B3. Agora, as atenções se voltam para os outros dois leilões, previstos para ocorrer em dezembro.

O leilão ocorrido em julho foi da PPP Centro Litoral, que diz respeito ao serviço de esgotamento sanitário em 16 cidades do Paraná (região metropolitana de Curitiba e litoral), com investimentos estimados em 1,2 bilhão de reais. O vencedor foi o consórcio Saneamento Consultoria, formado por Aegea, Parfin e Kinea – que já são sócios na Corsan, companhia de saneamento do Rio Grande do Sul privatizada em dezembro de 2022. O consórcio ofereceu um deságio de 30,6% sobre o valor de referência para metro cúbico de esgoto medido, que era de 4,60 reais.

Também participaram do leilão a Acciona (que ofereceu deságio de 30,4%), Iguá (deságio de 28,4%) e Consórcio Paranaense de Saneamento (formado por construtoras, que ofertou deságio de 10%). A PPP foi viabilizada pela modalidade de concessão administrativa. A receita virá de repasses da Sanepar, em vez das tarifas dos usuários.

O presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, afirmou que pretende realizar o leilão de outras duas PPPs em dezembro, conforme publicado pelo Valor Econômico. A empresa lançou, no início de julho, duas consultas públicas referentes a essas PPPs, que também tratam de esgotamento sanitário – o objetivo é universalizar o acesso ao serviço no Paraná. Uma delas se refere a 76 municípios da região centro-oeste do Estado, e outra de 119 municípios da região Oeste. Os investimentos previstos são de 4,7 bilhões de reais.


Leia também

Municípios terão que substituir estatais de saneamento

Projetos de saneamento ganham tração

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.