Análise de Cadastro Ambiental Rural dá salto

Estudo mostra evolução em 2023, mas país ainda está atrasado no acompanhamento do Código Florestal

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Ferramenta criada para acompanhar se as propriedades rurais estão cumprindo o Código Florestal (Lei 12.651/12), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ainda tem dificuldades para ser utilizado em todo o seu potencial. Apesar de a adesão por parte dos proprietários rurais ao CAR ser ampla, poucos cadastros foram analisados e concluídos pelos Estados. E a situação é ainda mais lenta quando se trata de os proprietários apresentarem planos para entrar em conformidade com o Código. Mesmo assim, o ano de 2023 foi de avanços na conclusão desses cadastros. Foi o que concluiu estudo do Climate Policy Initiative – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio).

O estudo é divulgado há cinco anos e vem constatando a desigual implementação do Código Florestal por parte dos Estados. No entanto, em 2023 foram observadas mudanças importantes: “Após cinco anos de avanços concentrados em alguns poucos estados, em 2023, observa-se um salto na agenda, com estados ganhando escala na análise dos cadastros e outros regulamentando e implantando o PRA, ampliando, assim, o grupo de estados na vanguarda do Código Florestal”.

Minas Gerais foi o destaque de 2023, segundo a publicação, porque, dentre outros aspectos, conseguiu aumentar o número de análises iniciadas e concluídas do CAR. A conclusão das análises vem sendo um dos principais gargalos enfrentados pelos Estados. 

Como funciona o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Quando o proprietário rural preenche o CAR, envia diversas informações sobre sua propriedade (como o georreferenciamento, a localização das áreas de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente). E cabe ao Estado analisar  e conferir se as informações prestadas são condizentes com a realidade. Esse processo é geralmente feito de forma manual e são encontradas muitas inconsistências. Quando isso ocorre, o proprietário precisa ser contactado para corrigir as informações. Quando o cadastro é concluído, passa-se para outra etapa: caso o proprietário não esteja em conformidade com o Código Florestal, precisa apresentar um Programa de Regularização Ambiental (PRA), firmando um termo de compromisso para regularizar a situação. A automação da análise dos cadastros, que vem sendo implementada por vários Estados, dá mais agilidade para a etapa inicial, mas não dispensa a necessidade de contactar os proprietários para que eles retifiquem as informações erradas – e encontrá-los vem sendo um outro problema. E, posteriormente, falta ainda que esses proprietários regularizem a situação ambiental.

No caso de Minas Gerais, o estudo cita que as iniciativas tomadas para agilizar a conclusão dos cadastros foram “contratação de empresa especializada; reforço na equipe técnica do CAR; e uso inicial da ferramenta de análise dinamizada do SFB e, em estágio piloto, da ferramenta CAR 2.0, da Plataforma Selo Verde.”

O relatório cita ainda Alagoas, que também avançou nas análises do CAR, regulamentou e implementou o PRA. Na região Norte, o destaque foi para o Pará, que implementou a análise automatizada CAR 2.0 – que, por meio da inteligência artificial, faz a verificação dos dados. Além de avançar na conclusão de cadastros, o Pará avançou na assinatura de termos de compromissos – contava com 110 mil hectares em processo de recuperação ambiental.

Em São Paulo, a análise dinamizada (automatizada) havia sido implementada em 2022 e os avanços em 2023 foram significativos: o número de cadastros com análise concluída triplicou. O Estado investiu na comunicação com os proprietários rurais por meio de ações como a realização de plantões de atendimento presencial e implementação de um call center para tirar dúvidas sobre o Código (FaleCAR).

No Brasil, o número de CAR aumentou 8,6%. O país contava com 7,24 milhões de cadastros em novembro de 2023, de acordo com o estudo do CPI/PUC-Rio.


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