O que esperar do mercado de fusões e aquisições

Após melhor ano da última década, expectativa é que atividade de M&A continue intensa neste primeiro semestre

0

As informações relativas a operações de fusões e aquisições (M&As) realizadas no Brasil em 2021 divergem de acordo com a fonte de dados, mas todas vão na mesma direção: o ano passado foi o melhor da última década para essas transações. E a expectativa é que o cenário positivo se mantenha ao longo do primeiro semestre deste ano.

Dados da consultoria Bain & Company, publicados em reportagem do Valor Econômico, estimam que as operações de M&A movimentaram 66 bilhões de dólares no ano passado. Já de acordo com os números levantados pela Dealogic, também conforme reportagem do jornal, esse montante totalizou 90,7 bilhões de dólares.

A expectativa de uma continuidade — ainda que parcial — desse movimento está relacionada ao fato de que em 2021 muitas empresas que se capitalizaram por meio de IPOs previram, nos prospectos das ofertas, que utilizariam os recursos captados para a compra de concorrentes. Além disso, como o mercado acionário deve se manter mais restrito por causa da elevação dos juros e das eleições, é possível que mais empresas optem pela procura de sócios estratégicos. Profissionais que atuam na área acreditam que as empresas nacionais devem continuar protagonizando as operações, e que o interesse dos fundos de private equity continuará forte, principalmente por empresas resilientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.