Novo título isento pode atrair investidores
Letras de Crédito de Desenvolvimento terão isenção de IR sobre rendimentos para pessoa física
As Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD) são uma nova alternativa de investimento que conta com benefício fiscal para os aplicadores e de captação de recursos por parte de bancos de desenvolvimento. Aprovados pelo Congresso Nacional no fim de junho e com lei sancionada no último dia 26 de julho (Lei 14.937/2024), esses títulos ainda precisam ter a emissão regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Os potenciais emissores do título de renda fixa são o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – que irão destinar os recursos captados para financiamentos de longo prazo. O objetivo é aumentar as opções de funding.
Cada um poderá emitir até R$ 10 bilhões por ano de LCD. Por conta dessa limitação, o governo não espera que os títulos tomem espaço das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), que são emitidas por bancos e que também oferecem isenção do Imposto de Renda (IR) para os investidores. Para a pessoa física residente no Brasil, o benefício fiscal da LCD é a isenção do IR que incide sobre os rendimentos. Já as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou optantes do Simples Nacional pagarão IR reduzido, de 15%, ao aplicarem nos títulos.
O Bandes, por meio de publicação em seu site, comemorou a possibilidade e destacou que as LCDs “tendem a proporcionar uma fonte de financiamento mais acessível, reduzindo os custos associados à captação de recursos. Com isso, o Bandes poderá oferecer condições mais competitivas para seus clientes, incentivando o empreendedorismo e a realização de projetos que geram emprego e renda nas regiões capixabas.”
Já o BNDES, também em seu site, informou que repassará integralmente a isenção fiscal aos financiamentos. “Com isso, espera reduzir a taxa de juros final em cerca de 1p.p., contribuindo para baratear o custo da operação e para que mais investimentos ocorram no país, gerando empregos qualificados e renda.”
Anualmente, os emissores dos títulos terão que publicar um relatório de prestação de contas com os projetos apoiados, investimentos feitos e avaliação de impacto destes.
Sim, o B2xbet permite que seus usuários façam apostas em uma ampla gama de esportes https://b2xbet-brazil.com. A plataforma cobre diversos eventos esportivos, oferecendo aos apostadores a chance de apostar em esportes populares e também em eventos menos tradicionais. Isso proporciona uma experiência diversificada e emocionante para os fãs de esportes.