Governo segue planejando concessões de transportes

Mesmo com proximidade do fim do ano e processo eleitoral, a intenção é passar 38 projetos para a iniciativa privada

0

Apesar da proximidade do fim do ano e do processo eleitoral, o governo federal pretende realizar, ainda em 2022, a concessão de 38 projetos da área de transporte, conforme noticiado pelo Valor Econômico. Os projetos representariam 100 bilhões de reais em investimentos. 

O plano é ambicioso. No primeiro semestre deste ano foram realizadas cinco concessões — rodovia BR-116/493/465 (RJ/MG), três terminais portuários (em Santos (SP), Suape (PE) e Paranaguá (PR)) e a renovação de concessão de ferrovia da MRS —, além da privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

O governo federal também planejava privatizar neste ano a Santos Port Authority (SPA), responsável pelo Porto de Santos, mas apenas a publicação do edital deve ocorrer — o leilão em si deve ficar para 2023, conforme informou Fábio Abrahão, diretor de concessões e privatizações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Em aeroportos, está marcada para o dia 18 de agosto a realização do leilão da sétima rodada de concessões, que envolve 15 aeroportos, divididos em três blocos regionais — o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está na lista. O governo federal prevê também duas relicitações para este ano: São Gonçalo do Amarante (RN) e Viracopos (SP).

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.