A captação de recursos na era da Selic a 4,5%

Diminuição da taxa básica de juros fomenta mercado de capitais

3

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu cortar a taxa Selic em 0,5% em sua última reunião de 2019, passando de 5% para 4,5% ao ano. Com a decisão, a taxa básica de juros da economia permanece em seu menor nível histórico, situação que insere o mercado de capitais brasileiro em uma nova realidade. Por um lado, os juros baixos reduzem os retornos dos investimentos atrelados ao certificado de depósito interfinanceiro (CDI); por outro, abrem as portas para as empresas — dos mais variados portes — recorrerem mais frequentemente a emissões no mercado de capitais para levantar recursos, uma alternativa viável ao crédito bancário tradicional.

Levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostra que, nos nove primeiros meses de 2019, os recursos levantados pelas empresas no mercado de capitais representaram 34% dos investimentos para aumento de capacidade produtiva no País (correspondentes ao que o IBGE classifica como formação bruta de capital fixo). No período, as captações totalizaram 282 bilhões de reais, enquanto os investimentos atingiram 833,8 bilhões de reais. Considerando a série histórica da Anbima, iniciada em 2002, o resultado parcial de 2019 só perde para o ano fechado de 2010, quando o percentual do mercado de capitais havia sido de 34,9%. Cabe ressalvar que, naquele ano, a economia brasileira ia de vento em popa (o PIB cresceu 7,5%), o que só reforça o significado positivo dos números de 2019.

Destacaram-se em 2019 as debêntures, cujas emissões representaram 15% da formação bruta de capital fixo. Entretanto, o efeito dos juros estruturalmente mais baixos pode arrefecer a procura por esses papéis, à medida que passam a render menos os que são corrigidos pelo CDI. Em novembro de 2019, o Índice de Debêntures Anbima (IDA/DI), indicador referente às debêntures atreladas ao CDI, teve recuo de 0,07%, primeiro resultado negativo desde a criação do índice, em 2009. A Anbima atribui a queda a ajustes de preços no mercado secundário no período.

Renata Simon, sócia do Candido Martins Advogados, diz que já é possível observar uma diminuição na procura dos investidores por debêntures, principalmente entre as que têm remuneração atrelada ao CDI. “O cenário de juros baixos pode levar a uma mudança no indexador de remuneração dos contratos, em uma tentativa de atrelá-los a outros índices. No entanto, entendemos que esse é um movimento complicado e de difícil negociação”, destaca.

Em contrapartida, podem se beneficiar desse quadro de juros básicos mais baixos as pequenas e médias empresas. Na opinião da advogada, o momento é ideal para acessarem o mercado de capitais. “É um movimento bastante positivo, que gera competição entre players e uma evolução do mercado como um todo”, acrescenta.

Simon observa ainda que a conjuntura é favorável para a emissão de produtos estruturados, como os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e os certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs), especialmente pelo fato de esses papéis oferecerem isenção de imposto de renda para o investidor. A expansão desses segmentos levou a Anbima a divulgar, a partir de agosto de 2019, preços de referência diários para CRIs e CRAs, uma forma de atender a uma demanda crescente por informações específicas sobre esses títulos.

3 Comentários
  1. Marcio Roberto Diz

    Gostei do seu site e gostaria de fazer uma parceria, se tiver
    interesse em aumentar o seu número de visitantes reais,
    por favor, me manda um e-mail ou acesse nossa plataforma
    https://trafegoparasite.com.br/

  2. 2 Via Diz

    Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (2viaGratis.com.br) e Cadastre-se Grátis.

  3. Rafael Lucas Diz

    É muito bom quando a gente encontra o que procura. Suas informações foram excelentes, vou salvar para revisar assim que necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.